Vivemos hoje a era da quarta revolução industrial, um período no qual sistemas de automação estão cada vez mais inteligentes. A chamada indústria 4.0 viabiliza que melhores resultados sejam obtidos em escalas de produção e com custos reduzidos.
Isso é possível graças a ferramentas de computação em nuvem, internet das coisas (IoT) e a automação de máquinas através de análises em Big Data. Outros produtos viabilizados por esta nova revolução industrial que podem auxiliar na produção industrial são as impressoras 3D, sistemas cyber-físicos, nano e biotecnologias.
Estas são algumas das novas tecnologias disponíveis para o setor, mas que muitas vezes não são utilizadas. É o que mostrou uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2016, menos da metade da indústria nacional utilizava alguma forma de tecnologia digital. A mesma pesquisa aponta ainda que 43% das empresas consultadas pela CNI não identificam quais tecnologias digitais teriam potencial para impulsionar a competitividade da indústria. Todos os resultados da pesquisa podem ser acessados no site da CNI.
Os processos de automação na indústria podem ser utilizados em diversos setores, facilitando as atividades tanto do trabalhador quanto do próprio empresário. A seguir, elencamos algumas das vantagens de utilizar novas tecnologias na indústria:
Fazer parte desta nova etapa da revolução industrial traz diversas vantagens para os empresários que desejam aumentar a competitividade de sua empresa na indústria catarinense.
Acompanhe outras matérias. Toda semana conteúdos para ajudar seu negócio a crescer.
ver todos